Equipe

O processo de elaboração do Plano Diretor Participativo do Município de Redenção-PA será coordenado pela Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, assessorada pela consultoria especializada do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), vinculado à Universidade Federal do Tocantins (UFT), por intermédio de sua Fundação de Apoio, a FAPTO.

Dra. Ana Beatriz Araújo Velasques – Coordenadora Técnica

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (EAU-UFF), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ), Doutora em Urbanismo (PROURB-UFRJ) e Pós-Doutora (Bolsista CNPq-PDJ) na área de História do Urbanismo (PPGAU-UFF). Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins. Possui experiência nas áreas de Projeto e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planos Diretores, Estruturação Intra-Urbana e Metodologias e Modelos de Projeto e Planejamento. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq “Pensamento e Prática na Cidade Contemporânea”. É pesquisadora e extensionista vinculada ao Instituto de Atenção às Cidades (IAC) da UFT. Coordenou Projetos de Extensão relativos à elaboração dos Planos Diretores Participativos dos municípios de Sampaio-TO (2006) e Paraíso do Tocantins (2018), além de ter integrado a equipe de capacitação da revisão do Plano Diretor de Palmas de 2007.

Dr. Felipe de Azevedo Marques – Gerente de Projeto

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (2004) e mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2006, 2010) na área de Recursos Hídricos e Ambientais. Hidrólogo e Especialista GIS com foco no Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos. Coordenador geral do Centro de Inteligência Geográfica em Recursos Hídricos do Tocantins (2009-2011). Coordenador geral do Sistema de Apoio à Decisão para Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos (SAD-Outorga) em 2013. Coordenador geral do Plano da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (2015). Autor do Manual de Outorga do Estado do Tocantins (2016). Coordenador geral da Gestão de Alto Nível na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (2017). Coordenador geral do Cadastro Territorial e Planta Genérica de Valores de Paraíso do Tocantins (2017). Coordenador Geral do Cadastro Territorial e Planta de Valores de Pedro Afonso (2019). Coordenador geral da Manutenção e Integração do SAD-Outorga (2019). Coordenador geral da Revisão de Outorgas no rio Formoso (2019). Atualmente é Professor de Engenharia Civil e Presidente do Instituto de Atenção às Cidades – IAC da UFT.

Dr. Humberto Xavier de Araujo – Coordenador Geral do Convênio

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto da Amazônia (2015), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará UFPA (2007), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2012) e pós-Doutorado em Dispositivos Microeletrônicos pela mesma Instituição. Atuou como coordenador geral do Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins (2018), e Plano de Mobilidade Urbana de Paraíso do Tocantins (2021), atuou como gerente do Projeto do Cadastro Territorial e Planta Genérica de Valores de Paraíso do Tocantins (2018) e Pedro Afonso (2019). Já coordenou diversos Projetos na área de Tecnologia e atualmente é Professor Associado I da UFT no curso de Engenharia Elétrica. Atua como professor permanente no programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas da UFT. Diretor de Energia do Instituto de Atenção às Cidades – IAC/UFT.

Dra. Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense

Doutora em Transportes pela Universidade de Brasília (2017). Mestre em Engenharia de Transportes na área de logística urbana pela UFMG (2013). Engenheira civil pela UFMG em dezembro 2010, tendo cursado um semestre na EcoledesPonts et Chaussées, França. Atuou como coordenadora de projetos na área de Planejamento Urbano e de Transportes desenvolvendo pesquisas em modelos baseados em atividades e integração de uso do solo e transportes, empregando ferramentas de geoprocessamento e softwares no desenvolvimento de estudos de planejamento urbano como Transcad, Arcgise TRANUS. Foi responsável pela supervisão de equipe multidisciplinar, controle de atividades de natureza técnica e gerenciamento de projetos, tendo experiência em elaboração de Planos de Mobilidade, Planos Diretores e Operações Urbanas. Coordenou os projetos de estudos em mobilidade urbana para os Planos Diretores Regionais do Município de Belo Horizonte (2011 a 2012), Plano de Mobilidade de Tiradentes, MG (2011 a 2012), Estudos de impacto de Vizinhança para Operações Urbanas em Belo Horizonte (2012 a 2013), Estudos de demanda para o planejamento de transporte intermunicipal na Bahia e Pernambuco (2012 a 2013). Atuou como colaboradora no Plano Diretor de Paraíso do Tocantins (2018), e foi Coordenadora Técnica do Plano de Mobilidade Urbana de Paraíso do Tocantins (2021). Atualmente é professora adjunta do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisas também nas áreas de logística urbana e Engenharia Territorial, liderando o grupo de pesquisa Estudos em Transportes e Desenvolvimento Urbano e Regional e integrando o grupo de pesquisa TranslogCity.

Sarah Afonso Rodovalho – Especialista em Ordenamento Territorial e Legislação Urbana

Arquiteta e Urbanista pela UFT. Mestre e Doutora em Desenvolvimento Regional pela UFT. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT. Coordenou Planos Diretores em Angola. Coordenou o PLHIS de Palmas. Atua principalmente na habitação social, planejamento urbano, acessibilidade, mobilidade e conforto ambiental. Atuou na equipe de elaboração do Plano Diretor de Paraíso do Tocantins (2018).

Dr. Thiago Ramos Machado – Especialista em Planejamento Urbano e Regional

Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2011), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e graduado (bacharel e licenciado) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Nos anos de 2005 e 2006, integrou as equipes dos Projetos de Extensão de elaboração dos Planos Diretores Participativos do Município de Sampaio-TO (2006) e Paraíso do Tocantins (2018).

Renato Silva Reis – Especialista em Estruturação Urbana

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2016) e Mestre em Geografia pela UFT, na linha de estudos geoterritoriais. É Servidor Técnico Administrativo em Educação, na UFT, atuou como Coordenador Técnico do “Cadastro Territorial e Planta Genérica de Valores de Paraíso do Tocantins” (2017) e do “Cadastro Territorial e atualização da Planta Genérica de Valores de Pedro Afonso (2019). Participou como Especialista em infraestrutura urbana no “Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins” (2017) e como Arquiteto e Urbanista no projeto “Plano de Mobilidade Urbana de Paraíso do Tocantins (2019) é membro do Eixo de Planejamento Urbano do IAC/UFT.

Ana Jéssica Freire Monteiro – Especialista em Mobilidade e Saneamento Ambiental

Engenheira Civil pela UFT (2021). Especialista em Mobilidade e Trânsito Urbano. Desenvolve pesquisa em elaboração de matriz origem-destino do transporte público de Palmas-TO e utilização de Sistemas Inteligentes de Transportes. Atua principalmente na mobilidade urbana, trânsito e transportes, além de redes de infraestrutura urbana e saneamento. Atuou no “Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins” (2018).

Pedro Igor Galvão Gomes – Especialista em SIG

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Tocantins (2021), com larga experiência profissional em Sistemas de Informações Geográficas. Desenvolveu pesquisa relacionada a regionalização no planejamento urbano de Palmas-TO a partir das bacias hidrográficas. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente da UFT. Atuou no “Cadastro Territorial de Pedro Afonso” (2019), “Planta Genérica de Valores de Pedro Afonso” (2019), “Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins” (2018) e no “Plano de Mobilidade Sustentável de Paraíso do Tocantins” (2020).

Nailson Martins Dantas Landim – Especialista em Tecnologia

Tecnólogo em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal de Ensino Ciência e Tecnologia do Tocantins – IF/TO (2014), cursa o Mestrado em Modelagem Computacional da Universidade Federal do Tocantins – UFT (2019), com foco em Internet das Coisas, Engenharia de Software e Inteligência Artificial. Possui experiência no desenvolvimento e manutenção de aplicações Web de larga escala, tendo atuado profissionalmente no Brasil e na Argentina. Atua principalmente no desenvolvimento de software para: Web, Sistemas Embarcados, Inteligência Artificial e de Sistemas de suporta a decisão.